De acordo com a pesquisa “Digital Ad Spend 2019”, realizada pelo IAB Brasil em parceria com a PwC, a publicidade digital, até 2018, teve um investimento de R $16,1 bilhões no país, o que representa um terço de todo o aporte em publicidade. Os números comprovam a consolidação da representatividade deste canal, assim como a sua expansão.
A mídia online tem como principal vantagem a possibilidade de coletar dados certeiros sobre os consumidores e seus hábitos e comportamentos – respeitando as leis vigentes de proteção de dados. Essas informações, então, mais ricas do que as empresas tinham até o momento, são usadas na hora de direcionar uma campanha para um público alvo.
Em conjunto com os dados offline que as empresas têm de seus clientes, essas informações ajudam a diminuir o CAC e a aumentar o ROI ao passo que entregam os criativos para o público certo, no momento em que este está mais disposto a efetuar a compra, por meio da mídia programática. DMP é muito usada para realizar segmentações de mídia programática, a fim de atingir o público exato de cada campanha.